quarta-feira, 2 de maio de 2007

Quando?

Talvez eu devesse começar explicando a escolha da música, coisa que me desculpem, não vou fazer. Para ser sincera, pouco me importa se vou ser alvo de críticas ou não, o que interessa é a abertura que as pessoas têm para me dizer no que eu posso ter acertado e, no que foi mais um trágico erro. O mundo é um grande poço de críticas e se não o fazem na sua frente... a sua orelha deve ficar vermelha e esquentar horrores!

Somos todos colegas, amigos e duvido que alguém tenha a intenção de "passar a perna" no outro (aham...certo). Só por esse motivo que sou totalmente aberta a opiniões alheias. Assim como a música, o filme que escolhi é meio antigo.

Encontro Marcado, de 1998, tem o nosso querido, talentoso e lindo Brad Pitt no papel da Morte.

A trama gira em torno da Morte oferecer a um empresário de sucesso alguns dias a mais de vida, caso ele consiga lhe proporcionar umas férias agradáveis. Proposta aceita, a Morte acaba se apaixonando pela filha do executivo, acaba vivendo coisas que só vivo nós vivemos, o ajuda em muitos aspectos...e quando chega a hora, Ela simplesmente vai embora assim como veio... sorrateiramente.

Talvez seja a época, talvez seja o frio que foi embora, talvez tenha sido simplesmente um menino ter me implorado um pão com manteiga na Avenida Paulista hoje de manhã.....Mas a vida é injusta. Algumas pessoas se vão com tanto pra viver, com tanto pra contar e mesmo assim, a Morte não se torna companheira, não ajuda, não espera, não propõe. Simplesmente vem e te leva.

O bonito é pensar que: "The colors of the rainbow so pretty in the sky / Are also on the faces of people passing by / I see friends shaking hands / Saying, "How do you do?" / They're really saying, I...I love you / I hear babies cry and I watch them grow / They'll learn much more / Than we'll know / And I think to myself / What a wonderful world"

Se Ela viesse hoje ter um papo comigo, talvez eu agradecesse. Por tudo o que vi, falei, sonhei, lutei. Daria um certo esporro pelos 3 e 2 meses, mas...paciência, né?

E se Ela fosse atrás de você? O que você faria?

19 comentários:

Bianca Hayashi disse...

Seu primeiro parágrafo em cativou incrivelmente. Esses dias ando passando por situações parecidas e ontem chutei o balde. Mas chutei mesmo - e, apesar das coisas não estarem tão bem, eu fico feliz por eu ter sido totalmente sincera.

Sobre o filme... sei que já tive várias oportunidades de assisti-lo, mas nunca o fiz. Não sei porquê.

Também não sei o que eu faria se Ela aparecesse na minha frente. Nunca tive vontades suicidas, mas também nunca tive aversão. Acontece e ponto. Tanto que no meu blog pessoal vivo discorrendo sobre o tema (sob o simples marcador de "the death note"). É, não sei.

Agradecer é uma boa.
Ou pedir por uam viagem no inferno, purgatório e paraíso, como Dante faz na Divina Comédia.

Sabrina Machado disse...

Eu odeio qnd vc me faz pensar!!!

Eu poderia compartilhar meus pensamentos com tds aqui, mas por hj serei egoísta e guardarei para mim, ou um dia quem sabe direi a vc...

Bom, se ela aparecesse na minha porta hj, eu só teria uma única certeza, alguém sentiria minha falta!!!

Michele Roza disse...

É e não é uma questão clara e definitiva na minha mente, essa da morte. Convivo com ela, pq ela já passou inúmeras vezes na minha vida, deixando toda uma saudade acumulada.
Se eu a encontrasse hoje, sei não, mas não deixaria ela me levar, sem antes responder à um bom LEAD!
Pq eu acredito em lugares onde o arcoíris possa nos levar e não em uma personificação que venha nos buscar.

Sil, bjão pra vc!

Anônimo disse...

Primeiro, esse filme está no meu top 5 de filmes preferidos, amo loucamente, tenho gravado em fita! Segundo, a música é maravilhosa nas 3 versões em que eu tenho no meu computador; nessa que vc colocou, na versão do filme que é do Israel Kamakawiwo´ole, e na versão original do Mágico de Oz, que eu tenho o DVD!

Se a Morte viesse me buscar, eu ia agradecer pela vida que eu tive, porque eu não tenho do que reclamar, e acho que, quando chega a hora é porq chegou, ué! Talvez fosse pedir pra ela deixar eu me despedir do meu jeito de todo mundo que ia doer deixar pra trás...

Todo mundo sabe que vai morrer um dia...mesmo cedo, e mesmo sem acreditar em nenhuma religião direito, eu prefiro pensar que alguém precisa mais daquela pessoa em outro lugar...se não precisasse, ela não morreria!

Mas mesmo assim, se ela viesse buscar alguém que eu amo, que faz parte da minha vida, eu ia perguntar pra ela: "Já tiraram alguém de você? Se não, então porq vc tem que fazer isso comigo?", e ia desejar do fundo do meu coração que ela fosse bacana e me dissesse que embaixo do arco-íris um dia eu iria reencontrar essa pessoa...pra assim, quem sabe, doer menos!

Quase fiz um post pra vc aqui...rsrsrs...vc sabe, né? Que os sonhos que você ousar sonhar um dia vão acontecer!

Beijos, Sil! =)

Anônimo disse...

já que não tem jeito.... o melhor é fazer uma haive(naum sei como escreve)e ficar bem loko....hahahaha....carpe diem... acho esse o melhor lema contra a morte...depois não quero virar um pai chato ou pior como minha vó depressiva...haahaha..bjos sil...
ah... e visitem o meu blog...

Elena Oliveira disse...

Se ela vier pra mim gente...eu simplesmente vou morrer e acabou uai, acredito a cada dia estar fazendo o melhor por mim própria, para os meus interesses, e é isso o que importa...!!!Mas se der pra me despedir daqueles que amo, melhor. Bahhhhh Silvia, nunca pensei mto a respeito, ouso dizer que não temo a morte. Qdo eu morrer, é pq era hora e acabou, e se existir mesmo esse negócio de reencarnação, blz (tomara q eu tenha uma vida tão boa quanto essa e conheça tantas pessoas interesantes e amáveis)... senão...ehehheeee...paciência.

Anônimo disse...

Para morrer, basta estar vivo... É necessário deixar de lado nossos sentimentos e/ou frustrações...
E se ela batesse em minha porta, acolheria- a com o coração tranquilo. Na certeza de que vivi cada momento plenamente, tanto de tristeza quanto de felicidade.
Música confortante... E o filme eu não me lembro de ter assistido!

Biúnil disse...

não sei...acho que a Brisa disse tudo o que eu teria a dizer... Vale pelo quanto tudo o que você faz é marcada pelo passado, pelo quanto o que você fizer será diferente. É assim, através dos seus herdeiros, que as grandes pessoas do passado permanecem vivas e operando no mundo.

Clarisse disse...

Meu Deus...q comentários enormes. O meu vai ser o mais breve possível. Fiquei tocada, não por suas palavras ou pela lembrança do filme e nem pelo belíssimo Brad Pitt, mas pela música escolhida.
Parabéns.
Bjões

Anônimo disse...

Bom, primeiro eu perguntaria como era morrer, e pra onde vamos depois, e se vamos né. E a enganaria com certeza.. Ainda tenho muito que fazer aqui embaixo, aí quem sabe eu tenha o luxo de pensar em morrer.

Anônimo disse...

Acho q vc está no lugar errado fofinha... a sua propaganda foi mto boa e estou eu aqui consumindo=p. Se bem q nao... seu texto está mto bom, digamos q fazia tempo q nao lia algo sem sair com alguma coisa q nao tinha entendido... mas enfim =].

Acredito eu que nunca assisti à esse filme. Mas sim... parece interessante. Qta a musica creio q nao consigui reconhecer... hehe.

O que eu faria?? uma boa pergunta... de fato. Confesso q já parei pra pensar caso eu fosse, mas nunca no que eu faria... talvez quisesse rever mais uma vez meus amigos, familiares, pudesse dizer pra cada um o q cada um representa... mas é algo pra se refletir mesmo......

Bom, no seu caso... se ela te fizesse essa visita antes de mim... eu mesmo tentaria exterminar ela ... humf =p saudades fofinha!
JoE

RDS disse...

E o canibal está em mais um filme, será essa a semana de Anthony? hehe Quem melhor pra falar de morte que ele, quem melhor que nós, os vivos, aqueles que lutam para se manter aqui e nem sabem o porquê.
Eu gostaria de bater um papo com a morte, na verdade sinto seu suspiro frio direto à minha volta e nunca sei quando ela veio brincar com os pêlos da minha nuca ou me levar de vez... acho que ela está em dúvida se quer que eu fique mais velho ou me leve agora, ela quer uma dica, uma oportunidade...
O que sei? Bem, sei que provavelmente nao vou dar o braço a torcer tão facilmente, mas quero ir de maneira digna quando vier e se possível sem muita dor... isso é meio impossível, como nao sentir dor sabendo que vou deixar tudo aquilo que vivi por tanto tempo (sim digo tanto porque conto tudo que já passei e acho até bastante).
Quero que ela venha, mas nao agora, mas sim antes de eu me cansar de viver... nao quero parar de gostar daquilo q mais me motiva: a curiosidade de saber o que vem a seguir, e isso só a vida pode me trazer e a morte lvar... Respeito as duas entidades
Beijos Sil e ótimo texto

Anônimo disse...

Eu gostei da escolha da música, é sussa, de boa... gosto de músicas assim também... enfim... (baixei a música em mp3 pq gostei mesmo, huahuahuahua)

Não me lembro de ter assistido este filme... na verdade tenho certeza de que estou na dúvida que não assisti mesmo... mas de qualquer maneira o tema "morte" sempre acaba me empolgando a falar demais.. ou escrever neste caso...

Este tema me faz lembrar algumas músicas... uma da legião urbana (Love In The Afternoon) que tem uma frase exatamente assim "é tão estranho.. os bons morrem jovens..." que é uma espécie de inconformidade com alguém que "foi embora cedo demais"... o quanto a morte parece ser injusta... que ela leva embora quem amamos, quem a gente convive...

A questão poderiamos dizer é se existe algum lugar por cima do arco-iris após essa ida.. aí é oq eu já disse pra infinidade de pessoas, aí depende doq cada um acredita... se vamos para o céu... se somos julgados ou não... ou se tudo acaba ali, no frio chão (eu pessoalmente acho estranho essa opção.. tipo.. "acabou?")...

Outro dia o melhor amigo de um amigo meu veio a falecer... teve um ataque cardíaco aos 22 anos... a minha idade! foi uma dakelas vezes na vida que eu parei pra pensar.. e se eu fosse agora? deixaria saudades? um grande amor por aqui? me arrependeria de ter desculpado ou pedido desculpas a alguém? pra todas as respostas seria "não".. se a Morte batesse à minha porta eu iria.. sem relutar... e como a música "canto para minha morte" do raul seixas ainda pediria que ela viesse com sua mais bela roupa qdo viesse me buscar.. rsrsrsrs... essa música do raul acho que é a música que fala sobre a morte de uma maneira mais natural de todas... como ela virá.. em qual momento? será q ela vai interromper nossos sonhos? ou virá qdo minha missão por aqui tenha acabado? e q momento será este? muitas questões... e como a música do new order, "the perfect kiss is the kiss of the death"... seria a morte uma liberdade?? enfim.. acho q só levantei questões e não respondi coisa alguma... mas uma coisa eu digo... não tenho medo da Morte... só espero que ela não venha com muita dor... e que bem antes disso eu consiga deixar algo de bom para aqueles que aqui estão! q eu seja lembrado por algo de bom q fiz.. e não q eu seja alguem "q já se foi tarde"...

Beijos!

Adendo: outro dia no metro tiradentes um senhor veio me pedir dinheiro pq precisava voltar pra campinas, pra familia dele e tals, bom, considerando o fator medo e fiquei sensibilizado com a história, dei uma ajuda pra ele... ele disse q iria embora para sua familia.. menos de 1 mês depois encontrei com este mesmo senhor perto do meu serviço... contando a mesma história... complicado... enfim, vou ficando por aqui!

Vivian disse...

eu li teu post! e já que você pediu, vou te esculachar aqui... começando pelo brad pitt, ele tem a cabeça parecendo um cogumelo, logo ele não é bonito! argumento om o meu, hein! brincadeira. isso aí, liberdade de expressão em todos os âmbitos e quanto a morte... a gente rouba uns livros pra compensar. detalhe: eu sou meio cleptomaníaca (é assim que se escreve?), então tô salva...

Anônimo disse...

Não assisti o filme, Sra coreana crítica de cinema.
Vou pisar aqui mais vezes...

Beijo.

Paula Miguel disse...

Esse filme é lindo. Me fez chorar muito. Assim como o seu post, que me deixou arrepiada. Talvez a música, não sei. Tem alguma coisa especial no que você escreveu.

Como diria a Sassá Johnatan: "beijos, chinesa"!!

;)

Anônimo disse...

viver o luto, já dizia meu professor de fenô

Nefelibata disse...

Vim no rastro de um tal de Renan e encontro... mais.

Se não fizesse a pergunta, no entanto, não teria comentado, porque não haveria como, né...

Olha, a primeira coisa que acontece quando penso o que faria se a Dona Morte viesse ter um encontro comigo é um sorriso de criança no meu rosto... percebi agora ao imaginar isso. É simples; algo tão fantástico assim só pode me tirar um sorriso. Se ela me levaria ou não, é uma outra história, mas eu sinceramente apreciaria ter um belo bate-papo com a Dona Morte, se isso fosse possível... saber de suas filosofias, de seu trabalho... nossa, que da hora (ou dumal, hahaha)! Acredito que apreciaria muito.

Mas se no final do bate-papo, ela viesse dizer "é, meu amigo, o papo tá bom, mas a Morte tem hora...", eu obviamente tentaria negociar, se o meu estado de ânimo fosse este. Esgotaria todos os meus argumentos, porque assim eu faria de minha agonia algo bonito, eu tentaria mostrar à Morte todo o valor daquilo que ela vai levar, e... no último momento, talvez, ficaria em paz, pois pelo menos até hoje eu tenho vivido da forma que quis, ou pelo menos o mais próximo possível disso, hahahaha!

Por fim, a coisa boa disso, com certeza, é que eu saberia não portar a maldição dos vampiros, certo?

Abraços e parabéns!

Marina Gurgel disse...

Uau!! Quantos comentários!1 Ser´que você vai chegar a ler o meu??
Bom,, era só pra dizwe que vi o titulo e vi o filme do post e pensei: deve ser da Silvia. Você sempre fala de filmes que eu gosto. O blog inteiro por sinal, mas o jeito que você escreve.. sei lá.. eu me identifico..
Desnecessário dizer que gosto desse filme. Só tem uma coisa: outro dia revi-o, na tv, e achei a cena de sexo(amor ,vai), meio artificial. Rápida demais? Falta de reliminares, nnao sei o que foi. Ela é bonita, mas bem artificial...