segunda-feira, 30 de abril de 2007

Z de Amor



Anthony Hopkins (sem estar mastigando ninguém) escovando um cavalo calmamente:


- Você é linda como sua mãe!


Catherine Zeta Jones, ainda de roupa:


- Você conheceu minha mãe?


Anthony, se controlando para não morder o cavalo:


- Sim, eu a conheci, ela te amava muito.


Catherine, antes de entrar no aeroporto onde estava Tom Hanks:


- Me conte sobre ela...


A cena se perdeu em meio às telas e aos neurônios já enfraquecidos pelas notícias não lidas do dia-a-dia, mas mantém a paixão do momento da cultura massificada, e, mesmo assim, tão lindo.


A cena é do filme "A máscara do Zorro". Anthony é o antigo Diego, o herói original e ensina Antônio Banderas a ser bom o bastante para assumir a responsabilidade da máscara (será que é daí que vem o nome?). Diego teve sua mulher morta e sua filha roubada por seu pior inimigo.


Sua filha se tornou Catherine, mas como foi criada pelo inimigo de Diego, ela apenas ignora a existência do verdadeiro pai e a única parte obscura de seu passado que tem conhecimento é a respeito de sua mãe, da qual pouco se fala na sua casa. A curiosidade pela mãe a leva à verdade: O verdadeiro Zorro é seu pai, fora o fato de que o novo Zorro quer se enamorar dela (e consegue, mesmo com o risco de ser mordido pelo sogrão).


Mas voltemos à cena em que Anthony está prestes a cuspir a ferradura após mascar um cavalo enquanto conversa com Catherine pelo vidro. Imaginem-se na pele daquele homem que perdeu tudo e consegue rever sua amada nos olhos de sua própria filha, mesmo que ela ignore este fato. Pode ter parecido só mais uma frase, mas tem peso. Seu único elo com a pessoa que mais amou está na sua frente e você não pode dizer quem na realidade é para não comprometer futuros planos maiores que vocês dois. Triste.


Em algum lugar, porém, sempre se encontra o sonho, ou a felicidade, mesmo que numa coisa simples, ou de uma forma que não a esperada. Diego a encontrou recuperando a filha, nunca poderia ter de volta sua época aventureira, muito menos o tempo da infância que perdeu da menina agora já mulher (e que mulher... quer dizer, Catherine atua bem), tampouco teria o que mais lhe foi caro na vida, sua mulher. Entretanto encontrou outras formas.


O lendário Zorro treinou um novo jovem capaz de fazê-lo viver aventuras indiretamente, vingou-se do inimigo em resposta a filha roubada e reconquistou sua filha mantendo um pedaço de seu passado com sua esposa, recriou o único laço que poderia materializar o amor puro que sentiu. Depois morreu no fim do filme, acho que o cavalo não estava bom, mas como diz o ditado: a cavalo dado não se olha a data de validade... ou algo assim.


O que importa é que, entre tantas coisas na vida, estamos sempre buscando algo que perdemos, mas sempre achamos nosso pote de ouro no fim no arco-íris - mesmo num dia nublado - e ele pode ser melhor e mais emocionante do que imaginávamos, mesmo que ninguém faça planos como Diego.



RDS (vulgo Renan) escreve neste blog às segundas, assim como a Lette, só que ela escreve em outro blog e faz referências à Vica, que mesmo escrevendo às segundas também, escreve também num outro blog, não sendo nem este nem o da Rika, que é amiga da Lette, assim como a Vica escreve no blog da Gisele e a Vanessa e mais quatro pessoas (Zito, Simi, Song e Roza) escrevem neste que você está lendo, ou espero que esteja...

Lette escreve no mesmo blog da Rika, Vica é gaúcha e mesmo assim amiga da Gisele que adora índios, e a Vanessa namora RDS, mesmo ele sendo bobo e escrevendo não só posts desse tipo como finalizações assim: Renan procura um emprego, que até agora não tinha aparecido (na verdade não apareceu) na história.

8 comentários:

Michele Roza disse...

OI Rê!

Definitivamente, adoro suas viagens.
SEmpre surpeendendo seus amigos - e não se esqueça q surpresa é qualidade para algo positivo.

Boa feriadão e sorry mais umavez por ter postado na manhã do seu dia, ok.

Bjo

Anônimo disse...

Como você disse, estamos sempre buscando algo que perdemos. A espera para encontrar esse "algo" é angustiante, dura... No entanto, sempre econtramos, mesmo que não seja daquele jeitinho que a gente queria. E, quando econtramos, tentamos nos sentir totalmente satisfeitos, pois sabemos que não teremos nada mais que aquilo, por mais que nossos pensamentos insistam em buscar o que realmente devia ter vindo.
Na hora que Anhony fala "Você é tão linda quanto a sua mãe", a vontade dele é ver sua esposa ali. Mas isso não é possível, então ele se contenta em saber que sua filha é tão linda quanto sua esposa.


Você colocou muito bem: "...mesmo que o pote de ouro venha num dia nublado."

É isso, Renan, a vida também não teria graça se tudo fosse do jeitinho que nós queríamos.
Abraço, Lucas.

Anônimo disse...

ñ li o post..só post-de-pé-de-página. ..rs..muito bom. obrigada pela citação.
Depois volto pra ler com calma o post ( em si)

Vanessa Oliveira disse...

o problema é BEM MAIS sério do que eu pensava...
ai meu Deus!
rs

cinco em um disse...

Lette é leitora de blogs. Assídua, mesmo nem sempre comentando neles. Após a leitura deste post (ela simplesmente ADORA esse filme) e a brilhante finalização no rodapé (rodapé?), ela sentiu-se obrigada a dizer que ama muito o que o Renan escreve. E o que a Vica escreve tbm. Portanto, elege as Segundas-Feiras como o dia das melhores postagens! =)

Beijos pro Renan, pra Vanessa, pra Vica, pra Rika, pra Gisele e pros índios.
Tá, tá, tá, pros outros tbm.

Lette! ;)

Bianca Hayashi disse...

Mas o que o Tom Hanks tem a ver com isso tudo?

Anônimo disse...

Só vim comentar sobre a menção que vc fez à minha pessoa nessa finalização de post! ADOREEEI! hahahahahaha...ao contrário do filme, que eu acho chato pra caraaaamba! Mas ngm me perguntou, não é mesmo!?

Beijos RDS! hahahahaha...RDS...

Vivian disse...

o tom hanks tá com o cabelo curto ou a la codigo da vinci? espero que curto, senão a catherine vai largar o anthony na hora e fugir pro mexico! e beijo pra todo mundo que faz a segunda-feira o dia mais especial da semana (sou gaúcha, fazer o quê gente...). adorei o rodapé! próxima segunda farei uma dedicatória a ... MIM MESMA! hahahahaha. brincadeira. obrigada rds, e beijo pra todo mundo aqui e lá (?!).