terça-feira, 3 de abril de 2007

Deus...


Analisei durante muito tempo muitas religiões. Infelizmente não consegui participar do culto de todas ao mesmo tempo, algumas eram um tanto incompatíveis, outras demoradas demais para que se pudesse adentrar círculos mais íntimos, acabei ficando na superfície mesmo, mas nada melhor que conversar com pessoas internalizadas para se ter uma visão mais ampla.


Perguntei muitas coisas a todas e, é claro, tivemos muitas divergências quanto ao que se podia ou não fazer em determinados locais, como deveriam ser punidos os injustos, quem eram esses desgraçados dos injustos, como Dan Brown deveria morrer, segurei braços empunhando facas sagradas pra acabar com minha raça impura e coisas do tipo.


A princípio fica um pouco difícil a compreensão do que vou dizer, mas todas as religiões e creñças tratam da mesma coisa. Não me refiro ao clichê bonito de que todos os nomes de Deus, na verdade, significam apenas uma entidade, não! Isso até pode ser, mas a questão é outra.

Das duas a uma, ou é apenas uma força mesmo que comanda tudo isso daqui, ou todas essas forças diferentes têm a mesma opinião quanto à vida.


Qual seria essa opinião? Simples: movimento! Em todas as histórias, sagradas ou não, em todos os filmes, de Hollywood ou não, em todos os livros, de Dan Brown ou não, algo sempre se repete e continua e continua: Moviemento.


Parece que no fim das contas não importa se você foi bom ou não, justo ou não, mas se você se mexeu, se viveu.


Matrix: o deus da Matrix, o arquiteto, ou a deusa, o Oráculo, só desejavam uma coisa: que ninguém ficasse parado. Ela não disse ao Neo, sente, permaneça sentado e danem-se todos os vasos, o arquiteto, mesmo instigando uma derrota e dizendo que ele nunca conseguiria nada, ainda jogou da melhor forma para que Neo não parasse, fosse dentro ou fora da Matrix.

Código Da Vinci, nao importa se Jesus foi ou não santo, com poderes e etc. O que interessa é que o movimento não pode parar, seja em seu nome, ou buscando o Graal (mesmo que seja a rede de lanchonetes).


O apocalipse só vai servir pra dar uma agitada nas coisas. Muito fogo, efeitos especiais, guerras, mas apenas para que ninguém pare. Por algum motivo misterioso, Deus, essa força, etc. não quer que ninguém pare até morrer. Para outros, como os espíritas, nem depois da morte você tem sossego. Para Candomblé, Umbanda, entre outros, depois da morte é que começa o trabalho: viagens entre dois mundos, pessoas para se ajudar ou prejudicar e coisas desse tipo.

Mesmo Machado de Assis já tinha reconhecido esse movimento e no seu livro Várias Histórias, no conto Entre Santos, onde o pessoal do outro lado não tinha descanso.


As igrejas com televisões de hoje ainda ressaltam e mantêm-se fiéis ao preceito de não parar e não deixam que seus fiéis parem... nem que seja para lhes pagar pela reza do agito!

7 comentários:

Rafael Zito disse...

Belíssimo texto meu garoto!
É meu velho, religiões a parte, compactuo da idéia que vc transmitiu. Em tudo o q se prega eh movimentação... não se pode ficar parado... tudo dinâmico, mto rápido. Confesso q essa correria toda me cansa, ai como seria bom poder dormir até 4 horas da tarde hahaha.
Abraço e ótimo texto, Parabéns

Silvia Song disse...

E aí,fonte?! =P

Falar sobre Deus, religião é um troço complicado demais.

Acho que mais do que pregar o movimento, eles pregam a submissão à alguma coisa. Será que sou eu que estou revoltada com tudo isso?hahaha...

Voltarei a trabalhar....

Beijo!

Bianca Hayashi disse...

Ah, religião... religião e futebol são os temas que eu desisti de discutir com qualquer pessoa que fosse. Até política dá menos problema.

E eu tô mais na linha de pensamento da Sílvia, acho que a maioria das religiões prega, antes de tudo, submissão. A maioria tem um conjunto de regras tão rigorosas que faz você se sentir um lixo. Aew, a gente abstrai.

Por isso, não faço parte de religião alguma.

Beijos!

Gisele Brito disse...

Religião é importante para disciplinar e nortear éticamente as pessoas em uma determinada comunidade.
Por isso eu gosto de política.

RDS disse...

O texto foi mais pra explicar como se dá toda essa questão de Deus e o homem, ou força externa e esses manés aqui de baixo... Cada religião é uma crença, uma crítica, uma crise imensa.
Não to afim de levantar qual a melhor nem a pior, o melhor é abster e nos manter... sãos.
Beijos e valeu pelos comentários, mas a relação é de movimento... sem dúvida rsrs

Aline Scátola disse...

Movimento, de fato.

E riquezas, materiais que supostamente levam ao espiritual.

Mas boa sacada sobre o movimento.

Mexa-se, senhor De Simone. Vamos ver pra onde isso leva.

Anônimo disse...

Eu nao acredito que vc fez td isso! Eu tenho muita vontade, mas sabe a vontade eh meio preguicosa as vezes...Muito , muito bem, e muito bom!
Eh importante ser adepto a alguma coisa nem que seja um estudo, antropologia, semiotica da cultura,sei lah mas me parece que sem isso nao dariamos importancia ao movimento, a vida. Mesmo que a importancia dado dentro de certo culto seja inconsciente.