segunda-feira, 23 de abril de 2007

Crer


Sei que não é a intenção da música EM SI (homenagem à gaúcha), mas o primeiro verso me fez lembrar um filme antigo, porém, um dos melhores que já vi.


"Elevador é quase um templo", é o verso. "It", é o filme. Lembram? O palhaço assassino, o monstro sobrenatural. Este filme foi responsável, entre outras coisas na minha vida (como uma bela tarde na qual não o assisti, mas ele foi marcante), por duas coisas: primeiro, desencadeou um medo de palhaço que alguns compartilham também por essa obra (Silvia?) e, segudno, me deu uma ótima noção de amizade que atravessa as barreiras de tempo e distância.


Entretanto, a relação estabelecida com o filme e o verso da música é outra. Durante todo o filme não aparecem meios efetivos de se derrotar a criatura que atormenta o grupo de garotos, mas diversas tentativas mostram, mesmo que não fique claro, que tudo aquilo em que realmente acreditam, acaba funcionando contra o mosntro.


É mais ou menos como a música, um templo num elevador, tudo aquilo que temos de material não quer dizer muito, o que importa é a fé que colocamos nas coisas. Assim como os brincos de prata poderiam derrotar a criatura, assim como citar nomes de pássaros a afastou, assim como rezar baixinho no dia-a-dia para que tudo dê certo e que se retorne vivo de qualquer lugar.

9 comentários:

Vivian disse...

depois de tantas homenagens à minha pessoa, fala sério, tua vida ia ser um tédio sem meus comentários! mas, pelo visto, a magê difundiu meu "em si"... tô famosa mesmo... penso até em escrever um livro de sociologia por aí... um outro livro de romance por lá... e tentar dar um golpe de estado por aqui! renda-se paulista! ahá!!!!

ps: pra variar, não vi o filme sobre o qual você escreveu... meu gosto é refinado... hahahaha (se você falar de novo mal do selton mello, guri, tu tá fudido!)

Rafael Zito disse...

Infinitar é preciso. Q relação foi essa??
Meu pai, nem passava pela minha cabeça essa relação. Pensava algo como discriminação racial ou algo do genero... Seu post me fez pensar em outra relação... já estou menos retrito hahaha.

abraçoooo

Anônimo disse...

Eu queria entender esse blog... Me expliquem, filhotes.

Vanessa Oliveira disse...

It... queria ter assistido ao filme! Gostei do texto, o Rafa me contrariou com a escolha dessa música, mas começo a ver uma luz no fim do túnel, rss!
Coisa linda é a cabeça da gente, a capacidade de criar, reinventar e interpretar de milhares de formas diferentes!
amei!

Silvia Song disse...

Ah meu.....de boa....se alguém conseguir assistir esse filme e não ter medo, ganha um chocolate! Medonho! Tá que eu nunca mais revi o pobre filme, mas de boa? Nem quero...
Não vou comentar o resto do post...porque vc simplesmente matou o meu raciocínio com o it.
hunf

Bianca Hayashi disse...

Bem, eu tô com a Sílvia. Eu sempre soube que tinha aversão e medo de palhaços por causa de um filme, mas não me lembrava qual filme era. Até que vi essa foto horrenda e lembrei de tudo.
É por causa desse filme que eu tenho medo de corredores vazios e que fazem eco. Nunca me deixem em uma casa que eu não conheço e sozinha, por favor.

E também tive o raciocínio cortado com tantas memórias ruins voltando, u.u

RDS disse...

Desculpe aí galera, apesar da idéia não ser essa exatamente, foi bom saber que suscitei memórias em vocês.
Renan também é relembrar o passado hehehe
Boa sorte quando ouvirem o Teatro Mágico, lembrem-se que eles tb são palahaços. E aí Sil, cadê tua vontade de ouvir os caras heeheh
Abraços a todos os leitores e comentadores

Anônimo disse...

PRIMEIRA VEZ Q DECIDO FAZER UM COMENTS POR AQUI APESAR DE ACOMPANHAR OS TEXTOS QUE VCS VÊM POSTANDO ASSIDUAMENTE.
pARA OS QUE NÃO ME CONHECEM, SOU UMA PRIMA CHATA DO RENAN, HAHAHAHA
VAMOS AO ASSUNTO: FÉ...
ESTA FOI A MSG Q O PRIMITXO TENTOU TRANSMITIR... E REALMENTE É ISSO MESMO, BASTA TER FÉ... A FÉ É UM COMBUSTÍVEL INSIPIDO, INODORO E INESTIMÁVEL... A FÉ MOVE REALMENTE MONTANHAS POIS, POXA VIDA... QUANDO QUEREMOS UMA COISA... DESEJAMOS ALGO, NADA VAI IMPEDIR QUE LUTEMOS ATE AS ULTIMAS FORÇAS PARA CONSEGUIR... MESMO QUE NAO TENHAMOS SUCESSO, MAS A FÉ NOS FAZ ACREDITAR QUE SE TENTAMOS E NÃO CONSEGUIMOS, TAMBEM ALGUM BOMMOTIVO HOUVE PARA ISSO .
TER FÉ NOS MATÉM VIVOS...
NOS DA FORÇAS PRAINSISTIR NOS SONHOS...
AHHHH EH ISSO HAHAHAHAHAH


PARABENS PELO BLOG... CONTINUEM ASSIM Q VCS VÃO LONGE =)

BJS

Alfredo Araújo disse...

Fala seu Renan, bom com o senhor? Li seu post e, embora nunca tenha assistido esse filme, concordo com sua visão do que seja fé e do que é crer...sempre pensei algo parecido...acho que é importante crer em algo, independente se isso venha de religião,uma pessoa, um hábito ou sei lá o quê.

Parabéns pelo Blog, acho que está no ponto certo entre informação, opinião e reflexão, como muitos outros da sala.