sábado, 21 de abril de 2007

O inconfidente e o fogo

Feriado! Oba! Descanso para minhas pernas e mente cansadas. Dias difíceis! Muito trabalho para pouco tempo e ... Mas feriado do que mesmo?!

Tiradentes. E quem foi ele? Ah! o mártir da inconfidência mineira, símbolo da luta contra o domínio português na colônia e que até hoje, é aclamado por ter se portado como Jesus (aliás, suas imagens divulgadas são semelhantes). Tiradentes lutou contra a escravidão e pela liberdade da nação. Pagou em troca da vida de outros, demonstrando sentimentos de humildade, arrependimento e esperança de vida eterna, assim como o ideal cristão preconizava. Interesses políticos e ideológicos perpetuam a imagem e história de um mártir virtuoso.

Ora pois, pois.

Tiradentes foi Joaquim José da Silva Xavier, dentista conhecido na região de Vila Rica, em Minas Gerais. A profissão, teria ele aprendido com seu tio. Era um trabalhador braçal: à época, arrancavam-se os dentes com alicates e o pior, sem anestesia nem cadeirinha confortável nem ambiente perfumado e relaxante e nem música ambiente.

Nessa época também, Portugal cobrava altos impostos, estava preste a praticar a derrama e instalar uma “CPI” na colônia.

Foi quando intelectuais e membros das elites começaram a se juntar. Repetindo, intelectuais e elite, militares e clero, também. O dentista não participava nem de um grupo, nem de outro.

No livro, História da Conjuração Mineira, de Joaquim Norberto de Souza e Silva, de 1873, o autor, delata: “Morrera o Tiradentes, não como um grande patriota, com seus olhos cravados no povo, tendo nos lábios os sagrados nomes da pátria e da liberdade (...) mas como cristão preparado há muito tempo pelos sacerdotes" [v.2, p.221].

O bode expiratório do movimento, que segundo a “sub-história” não tinha o caráter todo que a história retrata, caiu no gosto popular. Queria Justiça, trabalhar em paz, honestamente e libertar a escravidão.

E em 21 de abril de 1792 era enforcado e esquartejado, na cidade do Rio de Janeiro, o alferes Joaquim Xavier. O herói polêmico, porém, popular da luta pela liberdade e independência.


"Que venha o fogo então
Esse ar deixou minha vista cansada
Nada demais" ... eu apenas, morri


8 comentários:

vanessa Oliveira disse...

Os personagens dos feriados foram esquecidos em detrimento do descanso e só. Que é bem aceitado, é claaaaro, mas só é tão ansiosamente esperado devido a essa vida maluca que a gente leva. 20 anos e já possuímos uma úlcera, uma gastrite nervosa, pedra nos rins porque não se tem tempo de fazer xixi, anemia por não comer direito(ou, no meu caso, parte do queixo mutilada).
Enfim, os feriados todos têm a intenção de lembrar algo ou incitar reflexão sobre algo. Acabam por ser apenas umas horinhas a mais que, ou nos dedicamos ao trabalhinho extra, ou nos dedicamos a pensar em como será o resto da semana no trabalho.

RDS disse...

Bode expiratório - aquele que tem prazo determinado hehehe
Demais o post Mi, relação histórica e tudo o mais.
Feriados... se não tê-los, como sabê-los?
Prefiro passar por eles e tentar achar a história verdadeira que ficar sem um tempinho pra pensar. Herói ou não, pelo menos deu um dia de descanso para alguns
Beijos

Sabrina Machado disse...

As pessoas se lembram apenas do feriado...

E eu, uma mente q não se cansa de pensar, desde os meus 7 anos até hj, não entendo pq 21 é feriado e 22 não...

Isto é Brasil!!!

Parabéns Michelle, a história tem q ser lembrada

Rose Soler disse...

Nossa Mi, agora me lembrei das minhas de história no primário.. Faz tempo que não vejo ninguém explicando o significado de um feriado. Eles são simplesmente transmitidos como um dia para se ficar de bobeira,ir à praia ou ao cinema....
Gostei das relações que vc teceu. Muito boas. Alás, o post todo ficou muito bom. Parabéns!!!

Bjs

Anônimo disse...

Como assim??? A professora não me ensinou nada disso!!!
Curti muito o artigo. Interessante mesmo. Acho que está mais do que na hora de estudarmos mais a nossa história afim de que paremos com a repetição da mesma!!!
Acredito que estamos todos cansados de professoras que nos ensinam sem que tenhamos que pensar!!! Parabéns pela pesquisa e pela escolha do tema. Vamos juntos beber e bater um papo sobre coisas mais interessantes do que BBB!
PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Bem lembrado Michelita!!
Tiradentes também é um "herói" nacional. E todo herói merece seu dia pra nunca ser esquecido. Tudo é válido pra imortalizar um "herói", estátuas, nomes de rua, nome de obras, feriados,enfim, mesmo que ele só seja considerado um salvador muitos anos depois rs.

Aliás não é estranho que nossa história( feita por positivistas) é cheia de heróis? Sempre ligando uma personalidade à um fato. Tiradentes - Inconfidência Mineira
Princesa Isabel - Lei Áurea
Dom Pedro - Independência e por ai vai.

AFINAL QUEM ESCOLHEU OU ESCOLHE NOSSOS HERÓIS, O POVO?? Já viajei muito por hj essa eu passo pra vcs...

Bianca Hayashi disse...

Tenho a mesma dúvida da Sabrina...
Professora Michele, me explica? =D

Michele Roza disse...

Queridas alunas! Leiam a última frase do segundo parágrafo.

mente em obras...ação...

e vamos continuar dialogando, trialogando e tal

bjos