terça-feira, 24 de abril de 2007

A Luta contra o Preconceito Racial

O filme Homens de honra, conta a história verídica de um jovem negro que almejava se tornar um mergulhador da marinha. Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) é esse jovem, no entanto, devido ao preconceito racial, o personagem passa por dificuldades em atingir seu sonho.

A história se passa durante a década de 40, período no qual os negros eram limitados em suas funções, e no que se refere à marinha uma das únicas tarefas que poderiam realizar era a de cozinheiro, e foi assim que Brashear adentrou.

Os negros só tinham permissão para mergulhar de terça-feira, mas Brashear quebrou essa regra e foi nadar no mar em uma sexta-feira, devido a isso foi preso, porém sua rapidez despertou a atenção e foi alçado ao cargo de “mergulhador de resgate”. Depois desse fato solicita sua integração a escola de mergulhadores, e é a partir desse instante que constata um grande obstáculo a ser vencido, e esse obstáculo não era apenas um adversário físico, pior ainda, era um obstáculo social, uma barreira chamada Racismo.

Logo que se insere no quadro de mergulhadores sofre o primeiro gesto desse racismo quando seus companheiros não aceitam dividir o mesmo quarto com ele, exceto um deles, que justamente por esse gesto também passou a ser perseguido pelo comandante Billy Sunday (Robert de Niro).

Billy Sunday é um comandante implacável e rigoroso e, assim como seus comandados, descrimina Brashear aplicando a ele testes de um grau de dificuldade acima da média com o objetivo de fazer com que desista de seu ideal, mas acontece o contrário, com persistência e aplicação consegue realizar todos os testes ficando entre os melhores da turma. Sua coragem e determinação fizeram com que Sunday parasse de persegui-lo e até se tornaram amigos.

Quando parecia ter superado tudo, mais um entrave aparece em sua vida. Em serviço, o mergulhador junto com um companheiro, mergulha para realizar um salvamento. Durante a realização de sua função seu companheiro fica em apuros e quando resolve salva-lo, perde uma das pernas. Mas não era isso que faria Brashear de continuar sua carreira na marinha. Depois de um tempo de recuperação, coloca uma perna mecânica e auxiliado por Sunday luta contra o preconceito e a burocracia militar, que visa acabar com seus sonhos de ser tornar um comandante querendo reformá-lo.

A música Identidade do Jorge Aragão tem como temática o preconceito racial, que pode ser notado no seguinte trecho: “Se o preto de alma branca pra você/// É o exemplo da dignidade/// Não nos ajuda só nos faz sofrer/// Nem resgata nossa identidade”. Tanto a música como o filme mostram como esse preconceito está inserido na sociedade. E esse filme é um exemplo pelo fato do personagem ter superado todos os obstáculos que lhe impunham para alcançar seu sonho. Na verdade o ideal seria que todos nós seres humanos aprendessemos a conviver juntos em sociedade respeitando todas as diferenças e que todos tenham direitos e deveres iguais no mundo em que vivemos.

7 comentários:

Michele Roza disse...

Rafa, esse filme é demais,parabéns pela opção.
Já o vi e mais me emocionei com a cena do ato de bravura debaixo d'água, qdo o protagonista perde uma das pernas.
Realmemte é um símbolo de luta contra o pré-conceito racial.

BJos

RDS disse...

Parece que quanto mais nos desafiam mais longe conseguimos ir, em tempos de turbulência, espero que isso seja verdade hehe
Bem, parabéns pelo texto meu garoto, cuide-se
Abraços

Paula Miguel disse...

Esse filme é sensacional, Rafa! Uma lição mesmo. Adivinha se eu não chorei? hehehehehe!
E ah! Parabéns à interpretação do Cuba Gooding Jr. e ao De Niro (espero que eu tenha acertado os atores)!

Beijokas...*

Carolina Pera disse...

Opa!! Esse filme eu vi!! Muito bom!!!
Depois comento mais, a Cí quer ir para aula rsrs

Sabrina Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina Machado disse...

Nossa esse filme é demais...

Ótema escolha Zito...

O pior precoceito é o racial, não já sombra de dúvidas...

Somos tds iguais...

E por falar nesse assunto

www.palavrascifradas.blogspot.com

Bianca Hayashi disse...

Esse filme é um dos mistérios para mim. Sempre que passa na televisão, eu durmo ou acontece algo que não me deixa terminar de assistir.
Mas é um ótimo filme com ótimos atores!

Horrível o preconceito racial, mas não nos esqueçamos de que não apenas negros o sofrem.