terça-feira, 27 de março de 2007

Ayrton Senna do Brasil


Quem não sente saudades das manhãs de domingo? Quem não se emocionava e ainda se emociona quando em qualquer competição ganha pelo Brasil se ouve a música tema da vitória?

Pois bem, tudo isso ganhou vida graças há um dos maiores esportivas do país e quiçá do mundo. Mesmo após treze anos de sua morte, é impossível esquecer todas as emoções proporcionadas por Ayrton Senna, um brasileiro perfeccionista e obstinado por vitórias. Sua memória continua viva, não só pelo seu talento ao volante, mas também pelo exemplo que deixou de humildade, dedicação e integridade para todos nós brasileiros.

Ayrton iniciou sua ascensão quando chegou à equipe Lotus. Sua primeira vitória na categoria ocorreu no circuito de Estoril, em Portugal, debaixo de uma tempestade, foi a partir daí que ganhou o apelido que sempre o acompanhou: o "Rei da chuva". Detalhe interessante é que Senna sempre quando chovia, pegava seu kart e ia treinar para aprimorar sua pilotagem para quando tivesse competindo.

Foi só aparecer para o mundo do automobilismo que Senna despertou o interesse de uma das maiores equipes da Formula 1, a McLaren. Lá ele conseguiu seus três títulos mundiais e protagonizou disputas inesquecíveis com o Francês Alain Prost. Nos dois anos que estiveram juntos na escuderia, tiveram disputas incríveis e o saldo desse pega foi: Senna campeão em 1988 e Prost em 1989, título tirado de Senna nos bastidores, pois a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), alegou que Ayrton fez uma ultrapassagem irregular e o desclassificou da GP do Japão.

Em 1990 com a saída de Prost para a Ferrari, acabaram as brigas internas e Senna conseguiu ainda mais dois títulos, em 1990 e 1991. Em 1994, Senna troca a McLaren pela Willians, e foi esse o ano de sua fatídica morte. Apesar de fisicamente ter nos deixado, ficou eterno na lembrança de todos os brasileiros, uma referência quando se fala em vencer na vida, um exemplo para todos.

Tudo isso e muito mais está bem relatado no documentário "Uma Estrela Chamada Ayrton Senna". O filme traz passagens desde seu início no kart até chegar a F-1. Depoimentos emocionantes de familiares, amigos, chefes de equipe, colegas de infância e até dos rivais, inclusive Prost, o maior deles. De forma exclusiva, Senna revela seus valores pessoais, experiências profissionais, táticas, preocupações sobre o risco do esporte e momentos controvertidos.
No filme, amigos e pessoas que conviveram com ele mostram um outro lado do grande ídolo. Uma produção imperdível para os amantes do esporte. Quem já viu com certeza se e emocionou com a história desse grande campeão, um brasileiro que sempre trouxe alegrias, que fazia todos nós acordarmos nas manhãs de domingo para festejar mais uma possível vitória, um verdadeiro brasileiro, Ayrton Senna da Silva, Ayrton Senna do Brasil.

5 comentários:

RDS disse...

Muito bom, um pouco meloso, estou acabando com os lencinhos, mas bom... hehehe
"é tão estranho, os bons morrem jovens, assim parece ser..."

Lívia Lima disse...

É verdade Rafa, as manhãs de domingo tinham um quê especial que se perdeu e nunca mais foi resgatado....era uma alegria acordar cedo e ficar assistindo à fórmula 1 e torcer pelo Senna!!!"Que tempo bom que não volta nunca mais..."!!!!

Silvia Song disse...

Poxa...vc definitivamente gosta dele.

"Quem não se emocionava e ainda se emociona quando em qualquer competição ganha pelo Brasil se ouve a música tema da vitória?", piada? Acho que faz muito tempo que eu não escuto a música tema da vitória brasileira!hehehe...será que sou só eu?

Felipe Simi disse...

Nossa, é de fazer chorar mesmo! Que atire a primeira pedra quem não lembrou, quando Massa ganhou aqui no ano passado, da última vitória do Senna no Brasil, ainda que só com um pouquinho de saudade?

Sabrina Machado disse...

chorei, naquela manhã em Ímola, mais ainda!!!

ídolo, eterno ídolo!!!

nem fui pra escola na segunda-feira fiquei mal msm...

e o tema da vitória hein?!
não tem como não se emocionar

ngm chegará aos pés do Senna!!!

"SENNA aceleramos juntos, o Tetra é nosso"...só pra dizer q chorei tb...